Consórcios Mestral e Doutoral

 

16508865_1259461327481242_8502823784900359162_n

O que é o Consórcio Mestral/Doutoral?

O Consórcio Mestral/Doutoral é uma oportunidade para os mestrandos/doutorandos  que desenvolvem trabalhos no campo da Gestão da Informação discutirem aspectos metodológicos  e epistemológicos de  seus projetos de pesquisa com professores de programas de pós-graduação em Ciência da Informação, bem com outros  mestrandos/doutorandos que estejam usando métodos de pesquisa similares no desenvolvimento de seus trabalhos.

Destaque-se que o foco do consórcio é em metodologia de pesquisa  e epistemologia, não devendo ser tratados questões de conteúdo relativos à sua pertinência ou relevância.  No entanto, será necessário o envio dos projetos de pesquisa completos para uma análise consistente das propostas.

A atividade de consórcio Doutoral acontecerá no dia da abertura do CGEI.

Como se inscrever?

Nessa primeira iniciativa, serão somente analisadas propostas de dissertação e teses ainda não qualificados.

Serão aceitos trabalhos para o Consórcio Mestral/Doutoral, com anuência  do Orientador, sendo a participação do mesmo recomendada.

Nos consórcios Mestral/Doutoral serão discutidos com especialistas, numa banca simulada, aspectos metodológicos e epistemológicos que contribuam para evolução da proposta no campo da Gestão da Informação.

O  aluno deverá encaminhar um texto de 10 a 20 páginas ao e-mail: cgeiufsc@gmail.com. O formato do texto é o do template usado para o envio de artigos disponível na aba “Submissão de Artigos”

IMPORTANTE: o texto deverá conter um item específico sobre a abordagem metodológica  e epistemológica adotada, os métodos e respectiva instrumentação para a coleta e análise dos dados, além de elementos da base teórica utilizada e do problema de pesquisa em si.

O orientador deverá avalizar formalmente a submissão (por exemplo, através de email do orientador a cgeiufsc@gmail.com ou, preferencialmente, com declaração anexa ao projeto de pesquisa e indicar sua possibilidade para participar desta atividade.

Como serão escolhidas as propostas de dissertações/ teses para participar do Consórcio?

As propostas serão submetidas a um Comitê constituído para esse fim, que analisará o estágio de desenvolvimento da pesquisa e sua adequação geral aos objetivos e requisitos do Consórcio.

Os trabalhos serão agrupados de acordo com as abordagens metodológicas.

Após a triagem será informado se o projeto está ou não aceito para participar do Consórcio.

Os selecionados serão informados até o dia 31 de março  sobre as reuniões que acontecerão durante a atividade de Consórcio.

Como funcionará?

Conforme o número de propostas selecionadas, haverá sessões separadas por abordagem metodológica e epistemológica . Nestas sessões, que serão conduzidas pelos integrantes do Comitê Científico, o proponente deve estar presente e é desejável a participação do seu orientador. Haverá a possibilidade de participação de palestrantes internacionais nas sessões conforme disponibilidade deles.

Calendário
Submissão de propostas para o Consórcio Mestral/Doutoral:
Até 27 de Março de 2017.

Rede Sul de Gestão da Informação

APOIO

capes-mec-gf-72012wwww